Na última sexta-feira, ocorreu no auditório do Grupo Diário o evento intitulado Plantar Água. Esse evento, idealizado por seu Carlinhos Costa Beber e pelo professor Enio Marchesan, pode ser um marco na agricultura da nossa região, afinal, as mudanças de verdade partem de mentes brilhantes que, inquietas com a situação, buscam soluções que mudam paradigmas!
Envolvimento de toda a sociedade
Esse importante evento contou com a presença do reitor da UFSM, Luciano Schuch, do deputado estadual e secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Beto Fantinel, bem como de diversos prefeitos e secretários da Agricultura da região. Além disso, participaram representantes da Emater, professores da UFSM ligados ao agronegócio e empresas da iniciativa privada.
Comprometimento com a causa
Quando a sociedade se organiza e, principalmente, quando temos o apoio e o comprometimento dos nossos representantes, as soluções realmente podem sair do papel. Por isso, se espera que os frutos desse evento possam ser colhidos nos próximos anos, por meio de políticas públicas que realmente fomentem a irrigação da região central do Estado.
Ações concretas
O professor Enio Marchesan trouxe ideias e, principalmente, ações concretas que podem e devem ser realizadas na busca de soluções para os problemas hídricos da região. Sempre empolgante e inspirador, o professor apresentou propostas tanto para o meio rural como para as áreas urbanas, que também devem estar envolvidas nesse processo.
Projetos saindo do papel
Uma das ações que podem ser colocadas em práticas no curto prazo é a efetivação do projeto coordenado pelo professor Daniel Piccili que prevê o desenvolvimento de estudos no nível de pré-projeto da barragem do Arroio Melo, em Ivorá. Esse projeto pode servir de modelo para futuros projetos, sendo um primeiro passo rumo à melhoria da irrigação na nossa região.
Comportamento do clima
Tivemos ainda a palestra do produtor rural Mauro Costa Beber, um estudioso do clima no nosso Estado. Mauro apresentou dados científicos sobre o comportamento do clima e como algumas mudanças climáticas têm afetado a nossa agricultura, além de trazer alternativas para garantir melhores resultados nas lavouras gaúchas.
Políticas públicas de irrigação
De maneira remota, tivemos a participação da diretora do Departamento de Irrigação do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Larissa Oliveira Rêgo, que relatou algumas das ações que já vêm sendo realizadas, mas principalmente falou de possibilidades que podem ser exploradas na nossa região. O deputado Beto Fantinel se dispôs a seguir em contato com as diferentes esferas do governo em busca de financiamento e apoio para que ações possam ser realizadas. Dessa maneira, esperamos que esse evento seja o prenúncio de uma nova fase na agricultura da Região Central!